Reduza a ansiedade: conselhos de Augusto Cury - Crisom®
geral@crisom.pt
(+351) 913932006
Segunda a Quinta 09:30 - 12:30 | 14:30 - 19:30

Reduza a ansiedade: conselhos de Augusto Cury

Augusto Cury é psiquiatra, professor e escritor. Os seus livros são obras-primas que iluminam a vida de todos. As suas obras já foram publicadas em mais de 70 países e mais de 25 milhões de livros foram vendidos apenas no Brasil.

 

1. Faça exercício físico

Esse tema é repetitivo quando se fala em qualidade de vida, mas por uma boa razão. O exercício físico para além de ajudar a emagrecer, a ganhar disposição e ânimo nas rotinas, o exercício físico aumenta a produção de endorfina – neurotransmissores que nos ajudam a liberar o stress e aumentar o sentimento de prazer.

2. Seja consciente sobre a quantidade de informações que absorve

Quando se foca em muita informação, ela é armazenada, involuntariamente, na mente (através de um fenómeno conhecido como Registro Automático da Memória – RAM). Todo o excesso de informação transforma a mentes num depósito, o que pode contribuir para hiperatividade e falta de desejo, ou vontade de descanso.

3. Mantenha o senso de competição saudável

Na sociedade atual, extremamente materialista, é cada vez mais comum a necessidade de ser o melhor a qualquer custo. As pessoas movem-se por esse estímulo, esquecendo éticas e condutas e agem precipitadamente e sem sabedoria, o que muitas vezes destrói relacionamentos. Nunca se esqueça de que tudo está em constante mudança, possivelmente a situação atual não será a mesma para sempre. Saiba que o sucesso ou fracasso não serão eternos e trabalhe todos os dias para se tornar uma pessoa melhor.

4. Aprenda a utilizar a técnica DCD

DCD significa DUVIDE, CRITIQUE e DETERMINE. Essa é uma técnica de comportamento que tem o seguinte princípio:

Duvide de tudo aquilo que controla as emoções.

Critique cada pensamento nocivo (mau pensamento), o conformismo e reflita sobre as causas dos conflitos. Tudo são escolhas.

Determine mudar de vida, tornar-se uma pessoa mais feliz e grata. Alinhe as emoções com a realidade que deseja ter e esteja sempre pronto para viver novas experiências. Participe de sua vida atentamente!

5. Use a tecnologia conscientemente

As novas tecnologias estão a transformar o mundo diariamente, trazendo mais rapidez e partilha. No entanto, também há o lado nocivo, a comunicação está a tornar-se superficial. Por mais que possa comunicar com as pessoas de qualquer parte do mundo, isso afasta cada vez mais daqueles que estão próximos. Para ganhar perspectiva sobre a vida, afaste-se da internet por um tempo e foque-se naquilo que realmente importa.

6. Entenda que os problemas são uma constante

Não importa quão boa seja a qualidade de vida, a qualquer momento e qualquer um pode enfrentar um problema, de qualquer natureza. Invés de reclamar, quando uma dificuldade se apresenta, foque em resolve-la e aprender a lição que a acompanha, para assim ganhar sabedoria.

7. Adquira o hábito de escrever

Quando se escreve as preocupações, o cérebro entende que elas foram transferidas para outro processo e aí o cérebro descansa, diminui os níveis de ansiedade e acalma a ansiedade emocional.

8. Leia diariamente

A leitura pacífica é uma estratégia para evitar a formação de pensamentos nocivos, relaxando a mente e despertando a vontade de descansar. Quando faz da leitura um hábito diário, diminuí os níveis de cortisol, conhecido como o hormónio que gera o stress.

9. Medite

A meditação é uma prática indispensável para todas as pessoas que desejam melhorar a qualidade de vida. Isso porque ela torna as pessoas mais abertas, mais conscientes, mais concentradas, mais focadas, mais relaxadas, mas calmas, mais felizes e mais motivadas para enfrentar cada novo dia.

10. Fique longe de pensamentos nocivos

Quando está triste ou decepcionado, parece impossível voltar a atenção para as coisas boas. No entanto, focar-se em coisas boas, ou ver o lado bem da coisa má, ajuda-o  a seguir o caminho mais consciente.

11. Esteja aberto para perdoar

Perdoar significa aceitar, compreende, aprender. As mágoas e os rancores que apenas o colocam para baixo e o afastam de uma vida completa e feliz, além de o deixarem exausto e limitado. Perdoar, no entanto, acalma a mente e o espírito e o liberta para uma existência mais significativa.

FONTE: https://osegredo.com.br/2017/11/11-conselhos-de-augusto-cury-para-as-pessoas-que-sofrem-de-ansiedade/

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Morada:
Rua João Simões Costa - Aveiro
Telefone:
(+351) 913932006
Email:
geral@crisom.pt